08/11/2012

O Mistério de Listerdale


Boa Tarde Queridos Leitores!!

Comentei em outros POSTS que alguns contos publicados foram coletâneas de outros livros de Agatha Christie, então - ao pesquisar sobre os contos desse livro, constatei que a maioria encontra-se no livro: Acidentes e outras histórias, já postado aqui e a Mina de Ouro, também por aqui...

Agatha Christie


BLOG da Happy Batatinha Projeto Agatha Christie
1934 O Mistério de Listerdale
Término 08/11 - em DOC

The Listerdale Mystery
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Listerdale Mystery (O Mistério de Listerdale, Portugal) é um livro de Agatha Christie composto por dez contos, publicado em 1934.

Esta obra não foi editada no Brasil, porém algumas de suas histórias fazem parte do livro Um Acidente e Outras Histórias:

São elas: Accident (Um Acidente)
Philomel Cottage (O Chalé do Rouxinol)
Sing a Song of Sixpence (Uma Canção de Meio Xelim)
Mr Eastwood's Adventure (A Aventura de Anthony Eastwood).

CONTOS QUE COMPÕEM A OBRA:

The Listerdale Mystery - o primeiro conto, que dá nome ao livro, conta a história de uma família burguesa empobrecida, que aluga uma casa maravilhosa por um preço muito baixo. A casa pertence a Lord Listerdale, desaparecido há alguns anos, sem deixar nenhum indício do seu paradeiro. O jovem morador da casa defende a hipótese de que o homem está morto e seu corpo escondido em algum lugar da casa. Por isso, segundo ele, o aluguel custa assim tão pouco. Acontecem algumas coincidências que, por fim, fazem com que o jovem consiga descobrir o mistério.

Philomel Cottage - O Chalé do Rouxinol
The Girl in the Train -A Garota do Trem
The Manhood of Edward Robinson - A Bravura de Edward Robinson
Accident - Acidente
Jane in Search of a Job - Jane Procura um Emprego
A Fruitful Sunday - Um Domingo Frutífero
Mr Eastwood's Adventure - A Aventura de Sr Eastwood
The Rajah's Emerald - A Esmeralda do Rajá
Swan Song - A Canção do Cisne

Observe que as outras histórias estão no livro publicado no Brasil: A Mina de Ouro, publicado aqui.

The Listerdale Mystery (O Mistério de Lorde Listerdale)
The Girl in the Train (A Moça do Trem)
The Manhood of Edward Robinson (A Bravura de Edward Robinson)
Jane in Search of a Job (Jane Procura Emprego)
A Fruitful Sunday (Um Domingo Frutífero)
The Golden Ball (A Mina de Ouro)
The Rajah's Emerald (A Esmeralda do Rajá)
Swan Song (O Canto do Cisne)
The Hound of Death (O Cão da Morte)
The Gypsy (A Cigana)
The Lamp (O Lampião)
The Strange Case of Sir Andrew Carmichael (O Estranho Caso de Sir Andrew Carmichael)
The Call of Wings (O Chamado das Asas)
Magnolia Blossom (Flor de Magólia)
Next to a Dog (Não Fosse o Cachorro)


O MISTÉRIO DE LISTERDALE

Uma Antologia com alguns Contos de Agatha Christie. Dessa vez, apresenta-se doze contos, para admirar a astúcia e criatividade de nossa querida escritora!!

Contos que compõem a obra:


- O MISTÉRIO DE LISTERDALE
The Listerdale Mystery
http://romance-sobrenatural.blogspot.com.br/2012/04/agatha-christie-mina-de-ouro.html

Uma história com um mistério que faz jus à sua autora genial. Uma senhora da classe média inglesa, acostumada a uma vida próspera e digna, passa a ter de viver quase na miséria, com os dois filhos jovens. Um acaso do destino, porém, a leva a poder alugar uma mansão magnífica, pertencente ao célebre Lorde Listerdale, desaparecido há anos... o aluguel é uma bagatela, e nada tira da cabeça de Rupert, filho da senhora, que há sacanagem naquele negócio. Talvez o Lorde tivesse sido assassinado... será?


- A MOÇA DO TREM
The Girl in the Train
 http://romance-sobrenatural.blogspot.com.br/2012/04/agatha-christie-mina-de-ouro.html

A história de George Rowland, um "mauricinho" dos anos 50, que acaba de perder a tutela do tio rico e se encontra no maior miserê de sua vida. Até que encontra uma bela moça em um trem, que lhe pede para ocultá-la dentro de sua cabine. Pode parecer um conto previsível, mas não deixa de ter o toque genial da rainha do mistério, com o final inesperado de sempre.


- A BRAVURA DE EDWARD ROBINSON
The Manhood of Edward Robinson
http://www.agathachristie.com/story-explorer/stories/the-manhood-of-edward-robinson/

Pouco agressivo, mas romântico, Edward Robinson, fica aborrecido com a namorada dominadora e trabalho sem inspiração. Sua vida tranquila e monótona termina quando ele ganha £ 500 (libras) em um concurso de jornal, e embarca em uma aventura que ele nunca sonhou.
Esta história foi publicada pela primeira vez em 1924 na revista Grande sob o título de O Dia de seus sonhos. Foi adaptado para a televisão em 1982, como parte da "Agatha Christie Hour" e estrelou, entre outros, Cherie Lunghi, Nicholas Farrell e Rupert Everett.


- JANE PROCURA EMPREGO
Jane in Search of a Job
http://romance-sobrenatural.blogspot.com.br/2012/04/agatha-christie-mina-de-ouro.html

Jane está desempregada, e folheia o 'Daily Leader' desanimada, quando um anúncio de emprego, depois de vários dias de infortúnio, lhe chama a atenção:
"Você é moça de 25 a 30 anos de idade, tem olhos azul-escuro, cabelo bem louro, pestanas pretas, nariz reto, corpo esbelto, 1,67m de altura, talento para representar e sabe falar francês?"
Hoje em dia tal anúncio seria um verdadeiro outdoor para vagas a... garotas de programa, certo? Mas na época - anos 50 - talvez não fosse beeem assim. Tanto é que Jane lá se foi, alegre e lépida, tentar a tal vaga. O conto é num tom bem humorado, e até se pode dar algumas risadas com a má sorte de Jane. Muito bom!


- UM DOMINGO FRUTÍFERO
A Fruitful Sunday
http://www.agathachristie.com/christies-work/stories/a-fruitful-sunday/

Edward Palgrove comprou um carro pequeno que ele e sua noiva, Dorothy Pratt, estão muito orgulhosos. Mas nenhum deles está preparado para a viagem que os espera.


- A ESMERALDA DO RAJÁ
The Rajah's Emerald
 http://romance-sobrenatural.blogspot.com.br/2012/04/agatha-christie-mina-de-ouro.html

James Bond, maisum personagem azarado e do tipo conformista, segue a namorada Grace até um balneário da high society, embora ele mesmo seja um pé-rapado, e tenha de se conformar com o hotel mais barato. Ela, a esnobe, estava deixando claro que preferia uma vida mais elegante, e chegou ao ponto de ignorar o namorado, para dar atenção a um novo admirador ricaço.
James vai passar por várias pequenas humilhações por causa dela, até que um incidente e uma aventura inesperada vai dar a oportunidade a ele de encontrar um caminho para a... aristocracia inglesa. Graças a esmeralda do Raja de Maraputna.

- O CANTO DO CISNE
Swan Song
http://www.agathachristie.com/christies-work/stories/swan-song/

Famosa soprano Paula Nazorkoff é convidado fazer  uma apresentação no Castelo Rustonbury. Ela aceita desde que o castelo fique perto da casa do Breon, barítono mundialmente famoso e aposentado. O que se segue é uma história de paixão e vingança onde velhas contas são liquidados na cena final!

- O CHALÉ DO ROUXINOL
Philomel Cottage
http://www.agathachristie.com/christies-work/stories/philomel-cottage/


Alix Rei e Dick Windyford mantinham um relacionamento por anos, mas ele adiava o casamento. Quando Alix inesperadamente herdou uma fortuna, Dick era orgulhoso demais para aceitar uma mulher para sustentá-lo e o relacionamento esfriou. Alix decidiu-se casar com outro homem, mas logo depois coisas estranhas começam a acontecer!

Esta história de suspense tem um desfecho aberto a mais de uma interpretação. Foi adaptado e ampliado, em 1935 pelo ator e dramaturgo Frank Vosper com o título Love from a Stranger.  Foi primeiro filmado em 1937 com Basil Rathbone e Ann Harding, e novamente em 1947, com John Hodiak e Sidney Sylvia. Ele já apareceu duas vezes na televisão do Reino Unido, em 1938 e 1947 - ambos com performances ao vivo. Publicado em O Mistério Listerdale. Ela também apareceu em A Testemunha de Acusação e Outras Histórias nos EUA.

- UM ACIDENTE
Accident
http://www.agathachristie.com/christies-work/stories/accident/

Ao visitar o campo, o Inspetor Evans, aposentado encontra Sra. Marrowdene. Essa era a a mesma mulher que uma vez foi acusada de assassinar o próprio marido? E quais são seus planos para seu novo cônjuge?

Este conto inteligentemente irônico foi publicado no Sunday Despatch, em 1929, sob o título The Uncrossed Path. Esta história foi publicada em O Mistério Listerdale. Ela também apareceu em A Testemunha de Acusação e Outras Histórias nos EUA.


- A AVENTURA DE SR. ESTWOOD
Mr Eastwood's Adventure
http://www.agathachristie.com/christies-work/stories/mr-eastwoods-adventure/

Sr. Eastwood, um escritor de suspense, faz coleções de objetos valiosos como um hobby. Ele está esperando pela criatividade para sua trama seguinte, quando uma sedutora voz feminina ao telefone lhe implora para visitá-la a um determinado endereço dando a senha: 'pepino'. Ele a encontra e imediatamente acusado de assassinato!

Esta história tem causado alguma confusão a respeito de seu título. Na história Anthony Eastwood está tentando produzir uma história chamada "O Mistério do Segundo Pepino". Ele muda de ideia e começa outra história chamada "O Mistério da Xale Espanhol". A história apareceu na revista Novel em 1924 sob o título "O Mistério do segundo pepino". Não deve ser confundida com a história "O Mistério do Baú Espanhol.".
Publicado em o Mistério Listerdale, e também em A Testemunha de Acusação e Outras Histórias (EUA), com o título "O Mistério do Xale Espanhol".

- UMA CANÇÃO DE MEIO XELIN
Sing a Song of Sixpence
http://www.agathachristie.com/christies-work/stories/sing-a-song-of-sixpence/


Um Detetive aposentado da Scotland Yard, Sir Edward Palliser, é chamado por Magdalen Vaughan. Palliser deve ajudar a resolver o assassinato de sua tia, rica e excêntrica, Miss Lily Crabtree. As autoridades acreditam que apenas os membros da família poderiam ter cometido o crime, embora esta suspeita está atrapalhando o relacionamento famíliar, resta a esperança de encontra-se o verdadeiro criminoso fora daquela família. Quem realmente matou sua tia?

Originalmente publicado em 1929 na revista Holly Leaves, publicada pela Illustrated Sporting e Dramatic News. Esta história apareceu em O Mistério Listerdale, publicado em 1934. Ela também apareceu em A Testemunha de Acusação e Outras Histórias nos EUA.






Um comentário:

Vanessa disse...

Muito obrigada por este post. Foi muito útil para encontrar os contos no livro que eu já tinha :)

Online

Agatha Christie na Amazon