08/03/2013

Marley e Eu


Boa tarde Caríssimos Leitores!!
Esse livro veio naquele momento em que me encontro em uma encruzilhada... tenho dois gatos, e tirando toda a energia que o Marley tem e os gatos não, no restante, o envelhecimento é semelhante, e é dolorido DEMAIS ver nossos filhotes ficarem doentes.... meu Gatão está muito doente e esse livro me fez pensar quando será o momento que eu terei que escolher o fim da vida do gatão... não é fácil....

Leia tudo aqui
Blog Sue Giersbergen
Jonh Grogan
2006 Marley e Eu  PDF
Marley and Me
Término 29/03/13
Assista o Filme: Aqui
Resenha do Livro:

Dificilmente leio Biografias, mas esse é aquele livro que recomendo para todos que amam livros e biografias, fácil de ler, a gente se sente vivendo todas as peripécias da família em tentar domar um cão, que aparentemente é indomável...

Por ser um livro MUITO BOM e eu não ser uma boa resenhista (existe essa palavra?) - decidio colocar um resumo e dois trechos do livro que demonstra o que um animal de estimação pode significar em nossas vidas....


RESUMO:
Autores : Do livro: Jonh Grogan
por Vivian Martins

O livro fala sobre a história de amor entre um cachorro e seu dono, o autor consegue contar a história sem nem ser muito meloso, nem tão frio, e demonstra como pode ser forte a relação do ser humano com o animal,como ele pode ser importante na vida de um casal.
Tudo começa quando a mulher do casal sente muita vontade de ter um filho, e vai criar uma planta. Só que por excesso de cuidado (no caso muita água) a planta simplesmente murchou: afinal nada pode existir em excesso. A mulher ficou arrasada, e pensou, como podia cuidar de um filho se não consegue cuidar ao menos da planta? Decidem os dois criar um cachorro, aí começa toda a história, esse cachorro, o Marley, foi expulso de centros de adestramento, causou vergonha aos donos, era traumatizado com chuva, entre outras coisas. Mas, em compensação chegava a apoiar os donos quando ela estavam tristes, defendia- os, brincava com os filhos, do casal, enfim, era a alegria e ao mesmo tempo o pestinha da casa, sempre desastrado, derrubando tudo por onde passava. E foi assim que ele mudou a vida de seus donos.

Cuidados necessários com Marley:

ALIMENTAÇÃO: Marley come três vezes ao dia, duas vasilhas em cada refeição. O copo de medida está dentro do saco de ração. Por favor, alimente-o quando você se levantar pela manhã e ao voltar do trabalho. Os vizinhos virão alimentá-lo no meio da tarde. Isso soma seis xícaras de comida por dia, mas se ele se mostrar faminto, por favor, dêlhe uma xícara a mais. Como pode perceber, toda esta comida tem de sair por algum lugar. Veja CONTROLE DO COCÔ abaixo.

VITAMINAS: Toda manhã, damos a Marley um tablete de vitamina para cães. O melhor modo de ministrá-lo é simplesmente deixá-lo cair no chão e fazer de conta que ele não deveria comê-lo. Se ele achar que é proibido, vai deglutilo. Se por acaso esse método não funcionar, você pode misturá-lo no meio da comida.

ÁGUA: No calor, é importante manter muita água fresca à disposição dele. Trocamos a água que fica ao lado de sua vasilha de comida uma vez por dia e jogamos fora se estiver acabando e colocamos uma nova. Atenção: Marley gosta de meter o focinho na vasilha de água e brincar de submarino. Isto joga água para todo lado. Também a sua mandíbula retém uma imensa quantidade de água, que escorre ao se afastar da vasilha. Se você não tomar cuidado, ele vai secar a boca em suas roupas e no sofá. Uma última recomendação: ele normalmente se sacode depois de beber um bom gole de água, e sua saliva voa nas paredes, nos abajures etc. Tentamos limpar isso antes que seque, quando se torna quase impossível de tirar.

PULGAS E CARRAPATOS: Se você vir pulgas ou carrapatos no pêlo dele, você pode usar os sprays antipulga e anticarrapato que temos em casa. Também temos um inseticida que você pode usar nos tapetes etc, se você achar que eles estão se espalhando. As pulgas são pequenas e ágeis e difíceis de pegar, porém raramente atacam pessoas, nós descobrimos, então, eu não ficaria muito preocupado. Carrapatos são maiores e mais lentos e, de vez em quando, encontramos no pêlo do Marley. Se você encontrar um carrapato e tiver estômago para fazer isso, apenas pegue-o e amasse-o num pano (você terá de apertá-lo com as unhas; eles são muito duros) ou jogá-lo na pia ou na privada e dar a descarga (a melhor opção se o carrapato estiver cheio de sangue). Você provavelmente já ouviu falar de carrapatos espalharem a Doença de Lyme entre seres humanos e todos os problemas de saúde que eles podem causar, mas muitos veterinários nos asseguraram que há muito pouco perigo de se contrair essa doença na Flórida. Apenas como garantia, lave bem as mãos depois de tirar um carrapato. O melhor modo de retirar um carrapato do Marley é dar um brinquedo para ele segurar na boca para distraí-lo, e espremer a pele com uma das mãos e puxar o carrapato com a outra, usando as unhas como pinça. Falando nisso, se ele começar a feder muito, e você tiver coragem, poderá dar-lhe um banho na piscina infantil que temos no quintal (apenas para este fim), mas use um maiô. Você vai ficar encharcada!

OUVIDOS: Marley tem a tendência de juntar muita cera no ouvido que, se não for limpado, pode causar infecções. Enquanto estivermos viajando, por favor, aplique, uma ou duas vezes, a solução azul para limpeza de orelhas com as bolinhas de algodão, e tire o máximo de cera dos ouvidos de Marley que puder. Como não é algo agradável de se fazer, certifique-se de estar usando roupas mais velhas.

PASSEIOS: Se não sair para o seu passeio matinal, Marley começa a bagunçar na garagem. Para sua própria saúde mental, você pode sair para dar uma volta com ele à noite antes de dormir, mas isto é opcional. Você poderá usar o enforcador para sair com ele, mas nunca o deixe no pescoço dele quando ele estiver sozinho. Ele pode se estrangular e, conhecendo Marley como ele é, ele provavelmente conseguiria fazer isso.

COMANDOS BÁSICOS: Caminhar com ele se torna muito mais fácil se você fizer com que ele ande junto de você. Sempre comece com ele sentado à sua esquerda e, em seguida, dê o comando: “Marley, junto!”, e dê um primeiro passo com o pé esquerdo. Se ele tentar arremeter à frente, puxe a guia rápido para trás. Isso, em geral, funciona conosco. (Ele já foi adestrado!) Se ele estiver sem a guia, ele normalmente atende ao chamado de “Marley, venha!”.Nota: é melhor que você esteja de pé e não agachada quando você o chamar.

TEMPESTADE DE RAIOS: Marley tende a ficar um pouco nervoso durante tempestades ou mesmo chuvas brandas. Guardamos os sedativos dele (as pílulas amarelas) no armário, junto com as vitaminas. Uma pílula ministrada trinta minutos antes da tempestade começar (você vai acabar virando uma metereologista depois disso!) deve bastar. Fazer Marley engolir esta pílula é uma arte. Ele não vai engolir como faz com as vitaminas, mesmo que deixe cair no chão e finja que ele não deva comer. A melhor técnica é segurá-lo e forçar sua mandíbula com uma das mãos. Com a outra, você empurra a pílula o mais fundo possível em sua garganta. Você deve colocá-la bem no fundo senão ele a põe para fora. Em seguida, alise a garganta dele até que ele tenha engolido. Com certeza, você deverá querer se lavar depois disso.

CONTROLE DO COCÔ: Há uma pá encostada na mangueira no quintal que uso para recolher as fezes de Marley. Sinta-se à vontade para limpar logo depois que ele evacuar tantas vezes quantas quiser, dependendo de quanto quiser andar pelo quintal. Olhe onde pisa!

PROIBIÇÕES: Marley está PROIBIDO de:

Subir nos móveis. Mastigar a mobília, sapatos, travesseiros etc. Beber água do vaso (melhor manter a tampa abaixada o tempo todo, porém, cuidado: ele já descobriu como abri-la com o nariz). Cavar no quintal ou arrancar a raiz de plantas e flores. Em geral, ele faz isso quando acha que não está recebendo bastante atenção. Fuçar no lixo (você deverá manter o lixo em cima do balcão). Pular em cima das pessoas, cheirar virilhas ou ter qualquer comportamento socialmente inaceitável. Temos tentado curálo especialmente do hábito de mordiscar o braço das pessoas, o que você pode imaginar, não é todo mundo que aprecia. Vamos precisar de um pouco mais de paciência com isso. Sinta-se à vontade de lhe dar uma palmada no bumbum e dizer: “Não!” Mendigar à mesa por comida. Empurrar a tela da porta da frente ou de trás (você verá que várias já foram substituídas). Obrigado mais uma vez por fazer tudo isto por nós, Kathy. Este é um imenso favor. Creio que não conseguiríamos viajar se não fosse por você. Espero que você e Marley se tornem bons amigos e você se divirta com ele tanto quanto nós.

O Que Aprendemos com nossos amados Pets:



Era um conceito interessante que ... eu compreendia inteiramente. Marley como mentor. Como professor e exemplo. Seria possível para um cachorro — qualquer cachorro, mas
principalmente um absolutamente incontrolável e maluco como o nosso — pudesse mostrar aos seres humanos o que realmente importava na vida? Eu acreditava que sim. Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. E também as coisas que não tinham importância. Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se

você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. Enquanto eu escrevia ... para Marley, descobri que tudo estava bem à nossa frente, se apenas
pudéssemos ver. Às vezes, era preciso um cachorro com mau hálito, péssimos modos e intenções puras para nos ajudar a ver.

Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon