22/03/2024

Review: A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler A Mente de Adolf Hitler by Walter C. Langer
My rating: 3 of 5 stars

Ouvi a indicação desse livro de um jornalista muito bom, meio ansiosa - fiquei com medo de ler sobre as atrocidades feitas pelo Hitler, mas felizmente não foi assim, segue uma resenha e acho interessante que outras pessoas conheçam esse livro:
*****************
Resenha de Sarah
https://medium.com/@sarahgalindo079/e...
Modelo: Resenha descritiva

Obra: Explicando a mente de Hitler

Escritor: Walter C. Langer
Contém Spoilers!

Este livro foi produzido por um psicanalista americano em meados da década de 40, onde acabava de eclodir a segunda guerra mundial, e o nosso mundo tinha como inimigo comum um dos piores tipos de regimes que já existiu, o nazismo. Tanto o autor quanto as outras pessoas, seja vivendo de dentro ou de quem assistiu de fora os grandes acontecimentos que se partiu deste cenário de extrema opressão e poder centralizado ao estado, sente curiosidade e anseio de conhecer o encarregado de comandar e conduzir atos que marcaram a história da humanidade, o Adolf Hitler (Chanceler do Terceiro Reich ou Fuhrer, como era chamado pelos seus seguidores), ele foi o maestro da Alemanha nazista, a nação temida por judeus, negros, homossexuais, pessoas com algum tipo de deficiência ou quem não eram considerados arianos puros.

Nesta minuciosa análise psicológica, podemos encontrar um Fuhrer de uma maneira não tão divulgada, da sua pessoa por trás de seu perfil de autoridade máxima, enaltecendo suas fragilidades, medos, defeitos e os motivos de seus atos conscientes e inconscientes, tudo isto é colocado a conhecimento do público a fim de entendermos como uma pessoa aparentemente saudável e psico e fisicamente pode causar um dos episódios mais marcantes que a sociedade já vivenciou, o genocídio de milhares e milhares de pessoas que se enquadravam nas características vistas acima, e com os ânimos já exaltados por conta da guerra, serviu somente para acender ainda mais a chama do caos iminente.

A massa alienada é muito discutida no decorrer desta análise. Algo curioso é que, uma das crenças imutáveis na cabeça do Hitler foi a ideia de que seu público naquela época era como “mulheres”, quando nos referimos a submissão de uma figura superior, mais forte que te dita ordens e não há outra opção a não ser ceder à elas sem questionar. Era assim que o chanceler via as massas e foi assim que esses seus seguidores altamente alienados replicavam seus ideais e mostravam suas faces sombrias.

Pode ser que algumas partes e relatos vistas no livro sejam um gatilho para pessoas emocionalmente sensíveis a certos conteúdos, como por exemplo, a árvore genealógica perturbadora de Hitler. O pai patriota, bêbado e super agressivo que se casou com sua sobrinha, que era 23 anos mais jovem que ele. Esta tinha problemas ovulatórios e sofreu três abortos até gerar Hitler. Fruto de um milagre, ela o mimou e protelou como se fosse sua vida, e o autor mostra pontos importantes e impactos no tipo de caráter que nele se desenvolveu, decorrente a essa infância problemática.

Sobre a impressão passada ao leitor do intuito da criação deste livro, trata-se somente de uma apresentação de forma bem detalhista a pessoa que foi Hitler, coisas que foram fundamentais para que quem leu, despertasse nele seu Eu-critico, para entender a complexidade do funcionamento da mente do Fuhrer e o motivo de seus atos bárbaros e desumanos. Porém, acredito que os motivos vão além disso, mesmo que os textos não transmitam tons acusatórios e de imparcialidade para o lado do ditador, a pretensão também é de aniquilar qualquer que for a espécie de justificativa às ações de Hitler, como sensatas ou necessárias, porque na obra o autor às racionalizam e posteriormente às expõem, os fatos e todas as barbaridades demonstradas, para todos que estão em sã juízo entenda que Hitler tem elevado nível de psicopatia, e é mostrado que não apresentava nenhuma empatia ou remorso por ter realizado o atentado ao direito à vida de milhões de pessoas como o Holocausto e outros massacres conduzidos por ele.

Resenhista: Sarah Galindo

View all my reviews

Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon