01/07/2022

Review: Um acidente e outras Histórias

 


Para quem pensa que desisti.. nem pensar!
Continuo meu desafio de leitura da Agatha Christie por ordem cronológica, e para não ficar chato, seguindo alguns desafios do GoodRead, além do Site oficial da Agatha Christie, tá.. tô parecendo exagerada, mas a necessidade de "sair da rotina" é super!!

Como sempre, uso resenhas de outros sites para prestigiar outros fãs de Agatha!!

Agatha Christie na Amazon: Livros

BLOG da Happy Batatinha Projeto Agatha Christie
1939 Um acidente e outras histórias - em Português
Término 30/06 - em PDF

The Listerdale Mystery (em Inglês)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um Acidente e Outras Histórias reúne contos de Agatha Christie nos quais a grande escritora conseguiu fixar toda a sua capacidade de imaginação, que lhe deu o indiscutível primeiro lugar na literatura policial deste século. O Chalé do Rouxinol, Uma Canção de Meio Xelim, Um Acidente, A Aventura de Anthony Eastwood, O Mistério da Regata, O Problema da Baía de Polenza, Os Iris Amarelos, Miss Marple Conta uma História, e No Fundo do Espelho são narrativas de diferentes dimensões, temas e atmosferas diversas, mas todas sintetizam admiravelmente a variedade criadora de Agatha Christie, a sua capacidade de prender o leitor do princípio ao final dos seus textos, na dúvida das soluções, que são sempre tão inteligentes e racionais quanto absolutamente imprevistas e emocionantes.

RESENHA: 

Nessa coletânea vamos encontrar nove contos com Miss Marple, Poirot, Parker Pyne e outros personagens.
No geral foi uma leitura muito gostosa, uma mistura de estilos e alguns melhores que outros. Como sempre um ótimo entretenimento.
Farei um breve comentário sobre cada um deles.

Nota: 4 ★
O Chalé do Rouxinol ................................................... 
Uma Canção de Meio Xelim ........................................ 
Um Acidente ............................................................... 
A Aventura de Anthony Eastwood ............................ 
O Mistério da Regata .................................................. 
Problema na Baía de Polensa .................................... 
Os Íris Amarelos ....................................................... 
Miss Marple conta uma História ............................... 
No Fundo do Espelho ................................................

♦ O Chalé do Rouxinol
Alix e Gerald vivem felizes e em harmonia em seu chalé, até que um dia Alix começa a suspeitar das reais intenções do marido quando numa conversa com seu velho jardineiro ele revela alguns segredos que a deixa amedrontada.

♦ Uma canção de meio xelim
A Jovem Magdalen Vaughan procura um velho amigo, Sir Edward, advogado criminalista aposentado para pedir sua ajuda. Sua tia foi assassinada dentro de casa, não há sinais de arrombamento e os únicos suspeitos são ela e mais 3 pessoas que vivem junto na casa. Ela jura que nenhum deles poderia ter cometido o crime e pede que ele solucione-o.

♦ O Acidente
Em visita ao Capitão Haydock, Evans que é ex inspetor de polícia tem certeza que a vizinha de seu amigo é a Sra. Anthony, uma mulher que no passado foi absolvida de ter envenenado o marido com arsênico. Agora, certo de que o atual marido corre perigo, Evans fará de tudo para alertá-lo e impedir que ela cometa outro assassinato.

♦ A Aventura de Anthony Eastwood
Anthony Eastwood está sem ideias para seu novo livro quando recebe uma ligação estranha. Uma jovem desesperada pede sua ajuda pois está sendo perseguida, porém ela o chama por outro nome. Mesmo assim, Anthony vai ao encontro da jovem saber o que o espera.

♦ O Mistério da Regata
Durante um jantar oferecido pelo Sr. Pointz, a colegial Eve afirma ao anfitrião que ela poderia roubar seu valioso diamante sem que ele percebesse. Isaac Pointz aceita a aposta e quando a brincadeira dá errado o jovem Llewellyn procura os serviços do detetive Parker Pyne, já que as desconfianças recaem sobre ele.

♦ Problema na baía de Polensa
De férias, o detetive Parker Pyne espera passar despercebido na pequena ilha. Logo ele percebe problemas entre a sra. Chester e seu filho que estão hospedados no mesmo hotel e evita ao máximo se envolver até que ele é reconhecido por uma hóspede recém chegada que sugere que ele ajude a sra. Chester.

♦ Os iris amarelos
Hercule Poirot recebe um telefonema de uma jovem desesperada. Ela pede que ele vá ao restaurante no Jardin des Cygnes e procure pela mesa com os íris amarelos.
Quando Poirot chega há apenas um jovem sentado à mesa e ele não sabe o que fazer e nem o que procurar.
Logo mais convidados chegam e no desenrolar da noite, uma encenação revela um assassino.

♦ Miss Marple conta uma história
Nesse conto, a sagaz velhinha conta ao seu sobrinho Raymond e sua esposa Joan, como ela conseguiu desvendar a morte da esposa do Sr. Rhodes.
A sra. Rhodes foi encontrada com um punhal no peito no quarto do hotel em que estava hospedada e as suspeitas recaíram sobre o marido que estava no quarto ao lado.

♦ No fundo do espelho
Em visita ao amigo, na antiga mansão Badgeworthy, um jovem tem uma visão através de um espelho de uma moça sendo estrangulada por um homem.
O conto é narrado em primeira pessoa até o desfecho final.

Esse último conto também é encontrado como Através de um espelho sombrio nos livros Os últimos casos de Miss Marple e Poirot sempre espera e outras histórias.
Gosto muito desse conto pelo estilo sombrio e os outros que gostei bastante também foram O Chalé do Rouxinol e O Acidente, sendo surpreendida por esse.



Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon