25/07/2022

Review: Cartas na Mesa

Cartas na Mesa Cartas na Mesa by Agatha Christie
My rating: 5 of 5 stars



View all my reviews



Agatha Christie na Amazon: Livros


Resenha: Cartas na mesa
leionarede com

Christie, Agatha. Cartas na Mesa, 1936.

Todo mundo sabe que Agatha Christie sempre surpreende quando o tema é mistério, e não foi diferente com “Cartas na Mesa”. No livro, Sr. Shaitana, excêntrico milionário com uma curiosidade pelo obscuro, convida oito personalidades para jantar em sua casa e, logo em seguida, os divide em dois grupos para um jogo de bridge.

Após algumas horas, Poirot, famoso detetive, encontra o anfitrião assassinado sentado em uma poltrona na sala vizinha, onde Anne Meredith, sra. Lorrimer, major Despard e dr. Roberts, quatro cidadãos, com carreiras e vidas comuns, estavam em pleno jogo. Devido aos nervos aflorados e a concentração nas cartas, nenhum deles disse ver nada de diferente ou que chamasse atenção durante a noite, o que dificulta o trabalho do detetive para a investigação do crime.

Poirot percebe-se rodeado de investigadores, o que o ajuda a lembrar de um comentário feito a ele por Sr. Shaitana na noite anterior. O milionário afirmava que, de todas suas coleções, a favorita era a de assassinos. Com a ajuda do inspetor Battle, sra. Oliver, autora de livros de mistério, e coronel Race, também presentes na noite do crime, o detetive começa a investigar os acontecimentos da noite anterior. 

Durante o trabalho de apuração, a primeira missão dos detetives é descobrir se o falecido estava correto quanto à suposição de que todos os quatro já cometeram assassinatos e, a partir daí, começar um processo de eliminação. Cada investigador fica responsável por averiguar o passado de um dos suspeitos, o que permite ao leitor conhecer a fundo as diversas personalidades de cada um dos oito personagens principais. 

Em um livro cheio de plot twists, Agatha Christie faz um excelente trabalho ao entrar na mente do leitor e manipulá-lo para que o mistério seja mantido até a última página. “Cartas na mesa” é mais uma história da Rainha do Crime que não te deixará desgrudar os olhos nem por um segundo. 

Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon