14/12/2022

Sobre o Domínio Público e livros grátis

 Boa Tarde Caríssimos e caríssimas leitoras!

Como sabem, "me viro" para ler alguns livros que comento por aqui.

Sempre tive algumas limitações da infância até boa parte da minha vida adulta, em que investir em compra de livros para leitura, pois significaria tornar meu orçamento menor do que era.

Uma das alternativas que utilizei foi pedir para as pessoas me doarem livros, e sim, ganhei centenas de livros ao longo da vida e na semana passada até veio outra remessa.

Mas, assim como aconteceu comigo, muitas pessoas pararam de comprar e quem compra, quer manter o livro consigo. 

Doei muitos e conservei os que quero ler, ou são meus queridinhos. Só para ter uma ideia doei todos os livros da "Operação Cavalo de Tróia" e adoro. 

Não vou comentar quais são as minhas fontes quando busco o que quero ler (desenho, caligrafia, lápis de cor e literatura), deem suas buscas no Google e divirtam-se, porque tá acabando. O pessoal que vigia os direitos autorais tá de olho e a "fonte tá secando".

Voltemos ao Domínio Público: tem muitos livros e obras que podemos achar livres pela internet, uns pela data de morte do autor, ou mesmo pela data de publicação (depende das regras e do País). Muitos títulos podem ser salvos no computador e, definitivamente, temos uma Biblioteca Infinita nessa jornada e não se fica mais sem material de leitura.

Onde encontrar essas joias e não estar a margem da Lei?

No Projeto Gutenberg, no Archive.Org e no Domínio Público (enquanto eu digitava o texto e olhava o site deu fila, espero que o site esteja no ar)

Sei que estou falando de um tema conhecido, mas o que eu queria compartilhar MESMO são os livros que estão no ARCHIVE.ORG da Agatha Christie (e navegue um pouco mais que acharão edições raras de outros livros e autores - achei de Caligrafia)

A página com os livros da Agatha Christie já está em meus favoritos: Agatha no Archive.ORG e esse site é um baú mágico para antigos sites e blogs. 

Dica de NERD: Pegue seu livro em Inglês, traduza com o google (https://translate.google.com/?hl=pt), faça download do documento, transforme em PDF pelo BROFFICE, agora é LibreOffice (https://pt-br.libreoffice.org/ ) e,  pronto, mais uma alternativa de leitura. 

Ler é mágico, mesmo que use o Browser Edge (download aqui) e faça de seus livros favoritos um áudio book temporário. O Microsoft Edge lê seus textos que estão em formato PDF.

Bem, para hoje foi isso: dicas para ler e estar em dia com o que a Internet tem para nos dar.

Em tempo, alguns livros são gratuitos no Kindle lá na AMAZON, se você tem o APP no celular também pode acessar, mesmo sem o KINDLE tá bem?

UPDATE:
APP no Google Store: Kindle
Meu APP de Leitura favorito: ReadEra

Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon