28/09/2012

Testemunha de Acusação e Outras Peças

Bom dia!!

Esse foi aquele livro que finalmente me fez "gostar de ler" peças de Teatro...
Demorei chegar nele, por conta da ordem cronológica, a primeira peça está no "Cão da Morte e outras Histórias" - ainda não li o "Cão da Morte" completo, estou lendo ele também...
 

Agatha Christie

BLOG da Happy Batatinha
Projeto Agatha Christie
The Hound of Death and Other Stories
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
(Redirecionado de O Cão da Morte)

The Hound of Death and Other Stories (em Portugal, O Cão da Morte) é um livro de Agatha Christie composto por doze contos, publicado em 1932 apenas na Grã-Bretanha.

O tema principal das histórias curtas é o sobrenatural: fantasmas, espíritos, possessões e enigmas do além misturam-se para arrepiar os cabelos do leitor.

O primeiro conto, O Cão da Morte, anteriormente publicado em Portugal como O Sabujo da Morte, dá nome a este livro em Portugal. O livro não foi publicado no Brasil.

Este livro tornou-se notável por nele encontrar-se, pela primeira vez, o conto Testemunha de Acusação. Anos depois, a autora fez a adaptação desta história para o teatro.

Em 1957, Billy Wilder dirigiu o filme Witness for the Prosecution, baseado na peça teatral de Agatha Christie.

Contos que compõem a obra
1.    The Hound of Death
2.    The Red Signal
3.    The Fourth Man
4.    The Gipsy
5.    The Lamp
6.    Wireless
7.    Witness for the Prosecution
8.    The Mystery of the Blue Jar
9.    The Strange Case of Sir Arthur Carmichael
10. The Call of Wings
11. The Last Seance
12. S.O.S.

Preferi comentar sobre "Testemunha de Acusação e Outras Histórias" por ter sido uma grata surpresa e querer compartilhar esse prazer e dizer: em um texto Agatha mostrou porque é a Dama do Crime!!
Não percam a oportunidade de apreciar:
***********************
Testemunha da Acusação e Outras Peças é o segundo volume da coletânea de textos teatrais escritos por Agatha Christie, publicados no Brasil em outubro de 2007 pela L&PM Editores(ISBN 978852541660-5).

Na década de 1980 já havia sido publicado pela Editora Nova Fronteira, com pequenas variações no título - Testemunha de Acusação e Outras Peças: Teatro II (ISBN 852091170-6) - com tradução de Bárbara Heliodora.

Peças incluídas no livro
Testemunha de Acusação – baseada em seu conto The Witness for the Prosecution, publicado em 1948 no livro Witness for Prosecution and Other Stories.

A Hora H – baseada em sua obra Towards Zero, publicada em 1944; foi co-escrita com Gerald Verner.

Veredito (título original em inglês, Veredict) – trata-se de peça escrita originalmente para o teatro, sem se basear em nenhuma outra obra da autora.

Retorno ao Assassinato (título original em inglês, Go Back for Murder)

_____________________________________________________

TESTEMUNHA DA ACUSAÇÃO E A HORA H

Witness For The Prosecution And Towards Zero

[Capa do livro 'Testemunha da Acusação e A Hora H']
Testemunha da acusação é uma das peças mais famosas de Agatha Christie. Leonard Vole, um sujeito tranquilo e amável, é um dia acusado do assassinato de uma solteirona que morava com a governante e oito gatos. No testamento, ela fazia dele seu único herdeiro. Os fatos são simples e incontestáveis, e Leonard esta prestes a ir para a prisão. Um detalhe, porém, pode mudar os rumos do seu julgamento. O argumento de A hora H é inspirado no livro A casa do penhasco, com uma diferença: a autora substitui Hercule Poirot pelo sagaz superintendente Battle por considerar que este personagem tem “uma personalidade mais apropriada para os palcos” do que a do detetive belga.
__________________________________________________

VEREDICTO E RETORNO AO ASSASSINATO

Verdict And Go Back For Murder

[Capa do livro 'Veredicto e Retorno ao assassinato']
Na peça Veredicto, Agatha Christie cria uma trama diabólica. Agitada e doente, Anya Hendryk conserva traços do antigo encanto e beleza, mas, entrevada numa cadeira de rodas, tornou-se uma mulher amargurada. Um dia, é encontrada morta por envenenamento. Mas os fatos ainda não foram esclarecidos e uma dúvida paira no ar: foi suicídio ou assassinato? Encenada pela primeira vez em 1960, a peça Retorno ao Assassinato é inspirada no livro Os Cinco Porquinhos. Uma mulher é julgada e condenada pelo assassinato do marido, morrendo pouco tempo depois na prisão. Passados 16 anos, a filha deles quer reconstituir o passado e descobrir a verdade.

E para quem acha que quem é fã de Agatha Christie, exagera nos elogios, apreciem esse POST de uma Leitora que NÃO conhecia A Grande Dama!!

Desafio de Clássicos NUPE: 
TESTEMUNHA DA ACUSAÇÃO e outras peças - Agatha Christie @L&PM Editores
Como vocês já sabem... eu participo do Desafio Clássico do NUPE (Nem um pouco épico) e este clássico com 4 peças... de teatro escritas por Agatha Christie e lançado originalmente em 1948...
Eu tenho que confessar que nunca tinha lido Agatha Christie, a maior romancista policial de todos os tempos... conhecida como: "A Rainha do Crime" ou "The Queen of Crime" ... esta inglesa... nascida em 15 de setembro de 1890, eu já estava lendo, sem saber, o livro no dia de seu aniversário de 121 anos...

Tenho que confessar que foi a Série Mortal, minha série preferida de todos os tempos... de Nora Roberts (J. D. Robb) que me fez ter vontade de ler Agatha Christie... mais especificamente a peça "Testemunha de Acusação"... já que no livro "Testemunha Mortal" a peça encenada no teatro de Roarke é exatamente uma remontagem desta peça da Rainha do Crime...

Sinopse do site da Editora L&PM


Minhas impressões

Neste livro temos 4 peças escritas pela "Rainha do Crime"... as peças são:
  • Testemunha da acusação (Foi apresentada pela primeira vez em outubro de 1953, em Londres)
  • A hora H (apresentada, pela primeira vez, em setembro de 1956, em Londres)
  • Veredicto 
  • Retorno ao assassinato (apresentada em março de 1960, pela primeira vez, em Londres)
Eu nunca tinha lido peças de teatro... mas adorei... Agatha narra todos os ambientes... os diálogos são destacados... a forma como o personagem deve se portar... suas feições, modo de falar... muito interessante!

A peça Testemunha da acusação é passada ora no escritório do advogado ora no tribunal de jurí onde Leonard Vole está sendo julgado pela morte de uma senhora... Emily French... maravilhosa a forma como Agatha Christie descreve o júri, o réu, as testemunhas e todo o enredo da peça é tão bem 'arquitetado' que quando ocorre a 'reviravolta' no final você se vê surpreendido com o assassino.

Em A Hora H toda a ação se passa na casa, na sala de estar, conhecida com Ponta das Gaivotas, de Lady Tressilian em Saltcreek, Cornualha. Mais uma peça de final surpreendente... com o desenrolar das ações... ora se acha que uma personagem é o assassino... ora outra personagem... mas o final me surpreendeu! Um trama fabulosa!

Veredicto é um peça passada basicamente na sala de estar do apartamento do Professor Karl Hendryk, em Londres... nesta peça somos testemunhas do assassinato... mas somos surpreendidos com o desenrolar das ações... e de quem é acusado e o final é muito bom!!!

A última peça Retorno ao assassinato é uma 'reconstituição' de um assassinato ocorrido há 16 anos... quando a filha fica sabendo sobre a verdade sobre o assassinato do pai, possivelmente pela mãe, mas ela não acredita nisso e quer descobrir o que realmente ocorreu no dia... adorei... mais uma condução esplendorosa de Agatha Christie do crime e de seu assassino... surpreendente!
Desta vez não vou colocar citações... vou contar um pouco sobre Agatha Christie...

Agatha Christie nasceu em Torquay na Inglaterra, em 1890, foi educada em casa até os 16 anos quando foi para uma escola francesa... casou-se em 1914 pela primeira vez e depois novamente em 1930... morreu em 1976.

Agatha é a autora mais publicada de todos os tempos, é autora de oitenta romances policiais e 19 peças teatrais.  Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.
Leia mais aqui no site da Editora L&PM
Como escreveu vários romances policiais... ela criou vários detetives que se tornaram famosos e emblemáticos:
  • Poirot - Hercule Poirot fez sua primeira aparição em O Misterioso caso Styles, chamado por seu amigo Hastings, para resolver um assassinato mais misteriosas. E aparece em mais de 40 livros de Agatha Christie
  • Miss Marple - Miss Marple fez sua primeira aparição em The Night Club terça-feira - um conto publicado em O esboço da revista em 1926. E aparece em 14 livros...
  • Tommy e Tuppence - pelo pouco que li... já me encantei (me lembrei de Eve e Roarke) porque é um casal investigando crimes e mantendo seu romance... aparecem em 5 romances e em diversos contos...
  • Ariadne Oliver -  esta é uma escritora amiga de Parker Pyne e que depois acaba auxiliando Poirot em alguns de seus casos.
  • Harley Quinn - publicado em vários contos para revistas diversas desde 1920 e posteriormente publicados  The Mysterious Mr Quin em 1930.
  • Parker Pyne - apareceu pela primeira vez em 1934 e em alguns casos auxilia Poirot e Miss Marple.
Estou muito interessada em toda a obra de Agatha Christie e também em sua autobiografia:
Se alguém souber se já existe no Brasil me avisem, please!!!

Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon