18/05/2023

Review: O Cão dos Baskervilles - Arthur Conan Doyle

O Cão dos Baskervilles O Cão dos Baskervilles by Arthur Conan Doyle
My rating: 5 of 5 stars






Olá!

Livro interessante de se ler, fico sempre envolvida pela criatividade e a contemporaneidade: dinheiro, poder, maldade.
Não percebemos o mal se não o "olharmos" a fundo, sim, as coisas ruins vendem mais e influenciam mais os sentimentos...
Com mais Sherlocks, mais Poirots, será que teríamos menos crimes?

************************
Resenha de Beatriz Andrade
http://vocedebemcomaleitura.blogspot....

Título: O Cão dos Baskerville
Autor: Arthur Conan Doyle

Sinopse: Uma terrível maldição pesa sobre os Baskerville na velha mansão de seus ancestrais, no meio de um pântano selvagem no interior da Inglaterra: quando um cão enorme e demoníaco, uma fera gigantesca e faiscante aparece, é morte certa para um membro da família. As circunstâncias dramáticas da morte repentina de Sir Charles Baskerville e os uivos aterrorizantes que vêm do pântano parecem confirmar essa maldição. Seria essa morte causada por um ser sobrenatural? Ou seria ela um macabro homicídio?
Henry Baskerville, o herdeiro de Sir Charles, volta do Canadá para tomar posse de seu título e de seus domínios. Ainda em Londres, recebe um bilhete anônimo: “Se você dá valor à sua vida ou à sua sanidade mental, deve se manter longe do pântano.” Apesar da ameaça e sem noção do terror que os espera, Sir Henry decide ir para a Mansão Baskerville, acompanhado por Watson, amigo e assistente de Sherlock Holmes encarregado pelo detetive de proteger o rapaz. Enquanto isso, Sherlock se empenha em resolver o enigma sem o conhecimento dos outros…
Escrita em 1902, esta história fascinante, que beira o fantástico, é uma das mais famosas investigações de Sherlock Holmes.

Resenha
O Detetive Sherlock Holmes está diante de um caso interessante e completamente enigmático. Todos que escutam falar sobre a lenda do Cão dos Baskerville têm a certeza de que há algo sobrenatural e maligno nela, uma maldição que assola a família há gerações. Tudo começou quando o cruel Hugo Baskerville sequestrou uma bela donzela e a manteve como prisioneira, seus planos eram sórdidos e antes que tivesse a oportunidade de executá-los e jovem conseguiu fugir.

Quando Hugo deu falta da moça partiu para capturá-la antes que ela conseguisse retornar para a sua casa. Os amigos dele (muito bêbados) foram atrás, no caminho encontraram com um pastor apavorado dizendo que viu a perseguição e que atrás de Hugo corria “um cão dos infernos”. Os homens não acreditaram, mas ao chegarem a cena que encontraram os chocou, a jovem estava morta, perto dela estava Hugo e em cima dele um cão dilacerando a sua garganta.
“Bem diante deles, a besta arrancou a garganta de Hugo Baskerville, e quando o animal os fitou com os olhos ardentes e as mandíbulas pingando de sangue, os três berraram de pavor e fugiram gritando pelo pântano. Dizem que um deles morreu naquela mesma noite, em decorrência do pânico, e os outros dois viveram atormentados pelo resto de seus dias.”

Se a história é verdadeira ou não ninguém sabe, mas os membros da família Baskerville enfrentam mortes trágicas e misteriosas desde então. O pântano se tornou um lugar onde ninguém tem coragem de ir após o anoitecer, principalmente se for um Baskerville. Porém, Sir Charles Baskerville – ainda não se sabe por qual motivo – entrou no pântano à noite e acabou morto.

Sir Charles levava a sério a lenda e nunca ia ao pântano à noite, vinha sofrendo de problemas no coração e sua saúde estava bastante abalada. A causa da morte divulgada ao público foi a de insuficiência cardíaca, o médico ainda relatou que o rosto de Sir Charles estava distorcido tão intensamente que foi difícil reconhecê-lo, mas que isso é comum em casos como esse. No entanto, o Dr. Mortimer ocultou um fato muito importante!

Bem próximo ao corpo havia pegadas e ele pôde perceber que pertenciam a um cão gigante. Para não alimentar a supertição local e espalhar o pânico, ele manteve essa informação fora do inquérito. Mas decidiu revelá-lo a Sherlock porque precisa da ajuda do brilhante detetive. Sir Henry Baskerville é o herdeiro da mansão e está a caminho, mas o médico teme pela vida dele e pede a Sherlock que lhe diga o que fazer.

Sherlock está muito atarefado em Londres, então envia seu fiel amigo Dr. Watson para fazer a segurança do rapaz e ser o responsável por relatar todos os acontecimentos para que Sherlock possa, ainda que de longe, estudar o caso. O que acontecerá a seguir deixa a todos completamente surpresos. De fato Sir Henry corre perigo e um cão grotesco está a sua espera, mas Sherlock Holmes será capaz de solucionar esse enigma antes que seja tarde demais?

Minha impressão
Esse é o meu gênero literário preferido, eu amo uma boa trama investigativa e quando se trata de Sherlock Holmes é impossível não se envolver com a leitura. O Cão dos Baskerville é uma obra que traz um lado misterioso e um toque sobrenatural que deixa tudo ainda mais interessante. Holmes é genial, mas aqui temos mais contato com Watson, embora quem dê a grande tacada, a jogada de mestre, é o nosso detetive... e faz isso brilhantemente!

Eu acho incrível como um livro clássico pode ainda nos surpreender, esta história foi escrita em 1902 e tem tanto a nos oferecer, para amantes da literatura policial é uma leitura obrigatória. Vergonhosamente eu ainda não conhecia e fiquei muito satisfeita em ter tido essa experiência, foi uma leitura completamente agradável e que atendeu a todas as minhas expectativas.

Essa versão é integral – sem adaptação – e faz parte da coleção Clássicos Autêntica que conta com obras como: Viagens de Gulliver, A Escrava Isaura, Pollyanna e muitos mais. A edição está impecável, com uma capa belíssima e ilustrações de Sidney Paget. É um livro curtinho e que pode ser lido em poucas horas. Uma leitura que eu recomendo.

View all my reviews


Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon