22/04/2024

Review: Portal do Destino - Agatha Christie

Portal do Destino Portal do Destino by Agatha Christie
My rating: 3 of 5 stars

Olá!
Com muita dor no coração tenho que admitir que esse livro não deveria ter sido publicado, houve quem escreveu que a filha de AC não queria que acontecesse!

A estória não fluiu e o final foi decepcionante, muitos comentam que a senilidade de AC começou a influenciar os resultados dos livros.. o que eu sinto, pois sou parecida com AC nesse aspecto: as teorias de conspiração não tinha desfecho e ficava só na imaginação.

Como não foi só eu que percebi esse texto meio complicado, não é tão simples encontrar resenhas, aliás, parece ser o livro menos lido e menos comentado, ou, pior, o livro lido mas menos apreciado, com toda minha compreensão.

Acredito que AC deveria ficar triste em ver seus momentos criativos chegando ao fim e ao despedir-se de seus personagens não sabia bem que rumo dar.. enfim.. por ser o último romance de T&T dá um aperto de saudades....

Resumo:
https://resumos.netsaber.com.br/

Tommy e Tuppence Beresford compraram uma casa antiga, no litoral, para a qual se mudam após algumas remodelações necessárias. Para grande satisfação de Tuppence, que sempre fora uma apaixonada pela leitura, na casa há um sótão que se encontra cheio de velhos livros que ela decide organizar. Os livros fazem-lhe relembrar o passado e, enquanto os organiza vai relendo algumas partes daqueles de que mais gosta. É assim que, num deles, encontra uma mensagem, composta por palavras sublinhadas, que lhe desperta a atenção: Marie Jordan não é morta de morte natural. Foi um de nós. Contando com a memória dos habitantes mais idosos da pequena cidade e com a ajuda do marido, Tuppence decide investigar. A tarefa não se revela nada fácil, porque se trata de acontecimentos que ocorreram há mais de 50 anos, mas o casal acaba por descobrir quem era Marie Jordan, porque foi assassinada, e ficam a saber que tudo tinha a ver com espionagem.

Resenha de Carlos Nunes 09/07/2020
https://www.skoob.com.br/livro/resenh...

Infelizmente, deixou a desejar
Depois de ler os quatro livros anteriores com a dupla Tommy & Tuppence, e principalmente porque o anterior, UM PRESSENTIMENTO FUNESTO trouxe Agatha Christie em sua melhor forma, a expectativa para esse último volume estava bem alta. Mas esse, que foi o último livro escrito pela autora (embora não o último publicado), causa uma grande estranheza. O início é bem similar aos anteriores protagonizados pela dupla: ao se mudarem para uma casa de campo, Tuppence descobre um bilhete bastante sugestivo dentro de um livro infantil e, dando asas à sua imaginação fértil, começa a investigar o fato, que teria ocorrido na época da I Guerra. Por isso, ela própria já uma senhora na faixa dos 70 anos, precisa entrevistar velhinhos em asilos, enquanto Tommy mexe as engrenagens com seus velhos conhecidos do Serviço Secreto. Mas a trama é confusa, repetitiva, muitas vezes não se sabe para onde estamos sendo conduzidos. Reflexo de uma senilidade dos personagens ou da própria Agatha? Parece que essa falta de qualidade ficou tão evidente que a própria filha da autora sugeriu que o livro não fosse publicado, mas Agatha bateu o pé e exigiu a publicação. O fato é que nesse livro Agatha colocou muito de suas reminiscências da infância, como locais, livros e brinquedos de sua própria vida. Agatha, que sempre primou por um desfecho redondo, no qual amarrava perfeitamente todas as pontas soltas da trama, aqui deixou um emaranhado frouxo e preguiçoso. Um final melancólico para os personagens mais divertidos da autora.

View all my reviews


Nenhum comentário:

Online

Agatha Christie na Amazon